Questões Pedagogia

O ensino fundamental, de acordo com a Constituição Federal e a LDB, é obrigatório, g...

Responda: O ensino fundamental, de acordo com a Constituição Federal e a LDB, é obrigatório, gratuito e constitui direito público subjetivo. Deve ser assegurado pelo Poder Público, a quem cumpre oferecê-l...


1Q327206 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

O ensino fundamental, de acordo com a Constituição Federal e a LDB, é obrigatório, gratuito e constitui direito público subjetivo. Deve ser assegurado pelo Poder Público, a quem cumpre oferecê-lo a toda a população, proporcionando as condições necessárias para a sua integralização, sem qualquer embaraço ou obstáculo, ao longo de nove anos ininterruptos. Nesse sentido, a Indicação CEE n.º 8/97 afirma que:

O processo de avaliação em sala de aula na educação básica deve receber cuidados específicos por parte de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino, pois esta avaliação contínua em processo é o eixo que sustenta a eficácia da progressão continuada nas escolas.

PORQUE

A educação básica e a qualificação profissional constituem requisitos fundamentais para o crescimento econômico, para a competitividade internacional e, como meta principal, para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com relação a essas afirmações, assinale a alternativa correta.

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💬 Comentários

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David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

As duas proposições são verdadeiras. A primeira fala sobre a importância da avaliação contínua na educação básica, destacando seu papel na progressão continuada, o que é um ponto correto e alinhado com as diretrizes educacionais. A segunda afirma que a educação básica e a qualificação profissional são fundamentais para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, o que também é verdadeiro.

Porém, a segunda proposição não justifica diretamente a primeira. A avaliação contínua é um aspecto pedagógico específico, enquanto a segunda trata de um objetivo mais amplo da educação para a sociedade. Portanto, a segunda não explica o motivo da primeira, apenas apresenta um contexto geral sobre a importância da educação.
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