Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento

Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 p...

Responda: Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 permitiram refletir sobre a existência, na escola, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. A dife...


1Q327250 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Os estudos sobre currículo escolar desenvolvidos a partir das décadas de 1960-1970 permitiram refletir sobre a existência, na escola, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. A diferenciação entre esses níveis de currículo possibilita mostrar o que os estudantes aprendem na escola ou o que deixam de aprender e depende de diversos e numerosos fatores e não apenas dos componentes curriculares previstos na estrutura curricular da escola. Considere, no quadro a seguir, as características desses vários níveis do currículo.

C1 Conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente.

C2 Presentes nas práticas dos professores, na percepção e no uso consciente que eles fazem do currículo oficial, assim como o que fica na percepção dos estudantes.

C3 Influências que afetam a aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos do meio social.

C4 Não aparece de forma explicita no planejamento, embora se constitua como importantes fatos de aprendizagem.

Dentre essas características, as duas que se identificam com a concepção de currículo oculto da escola são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A questão aborda os diferentes níveis de currículo escolar: formal, real e oculto. O currículo formal é aquele oficialmente prescrito, com diretrizes normativas institucionais, que corresponde à característica C1. O currículo real refere-se ao que efetivamente ocorre na prática escolar, incluindo as percepções e usos conscientes do currículo oficial pelos professores e estudantes, que corresponde à característica C2.

Já o currículo oculto é composto por influências não explicitamente planejadas, mas que afetam a aprendizagem e o trabalho escolar, como valores culturais e sociais trazidos do meio, e aspectos que não aparecem no planejamento formal, mas são importantes para a aprendizagem. Essas características correspondem a C3 e C4.

Portanto, as características que identificam o currículo oculto são C3 (influências culturais e sociais) e C4 (aspectos não explícitos no planejamento). Isso confirma que a alternativa correta é a letra a).

Fazendo uma segunda análise, verificamos que C1 e C2 são claramente ligados ao currículo formal e real, respectivamente, e não ao oculto. Assim, a alternativa a) é a única que associa corretamente as características ao currículo oculto, confirmando o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.