Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fund...
Responda: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fundamental, são estruturados por Áreas. Cada um apresenta caracterização da área, objetivos gerais da área e para...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A análise das afirmativas sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) revela que:
I. A afirmativa é incorreta porque os temas transversais não são tratados como novas disciplinas, mas sim como temas que devem permear todas as disciplinas, sem constituir disciplinas separadas com avaliações específicas.
II. Esta afirmativa é correta e reflete os critérios de escolha dos temas transversais, que incluem urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, e favorecimento da compreensão da realidade e participação social.
III. Esta afirmativa é correta. Os PCNs permitem a inclusão de temas locais além dos temas transversais gerais, que são Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social.
IV. Esta afirmativa é correta. O tema transversal Ética é frequentemente destacado como fundamental e abrangente, sendo considerado o 'transversal dos transversais'.
V. Esta afirmativa é incorreta. Transversalidade e interdisciplinaridade não são sinônimos. Transversalidade refere-se à integração dos temas transversais em todas as disciplinas, enquanto interdisciplinaridade envolve a integração de diferentes disciplinas em um enfoque unificado.
VI. Esta afirmativa é incorreta. A transversalidade não substitui disciplinas do núcleo comum, mas sim complementa e enriquece o currículo existente ao integrar questões sociais relevantes em todas as disciplinas.
Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV.
A análise das afirmativas sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) revela que:
I. A afirmativa é incorreta porque os temas transversais não são tratados como novas disciplinas, mas sim como temas que devem permear todas as disciplinas, sem constituir disciplinas separadas com avaliações específicas.
II. Esta afirmativa é correta e reflete os critérios de escolha dos temas transversais, que incluem urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, e favorecimento da compreensão da realidade e participação social.
III. Esta afirmativa é correta. Os PCNs permitem a inclusão de temas locais além dos temas transversais gerais, que são Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social.
IV. Esta afirmativa é correta. O tema transversal Ética é frequentemente destacado como fundamental e abrangente, sendo considerado o 'transversal dos transversais'.
V. Esta afirmativa é incorreta. Transversalidade e interdisciplinaridade não são sinônimos. Transversalidade refere-se à integração dos temas transversais em todas as disciplinas, enquanto interdisciplinaridade envolve a integração de diferentes disciplinas em um enfoque unificado.
VI. Esta afirmativa é incorreta. A transversalidade não substitui disciplinas do núcleo comum, mas sim complementa e enriquece o currículo existente ao integrar questões sociais relevantes em todas as disciplinas.
Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV.
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