Questões Pedagogia

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fund...

Responda: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fundamental, são estruturados por Áreas. Cada um apresenta caracterização da área, objetivos gerais da área e para...


1Q327254 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fundamental, são estruturados por Áreas. Cada um apresenta caracterização da área, objetivos gerais da área e para os ciclos; conteúdos da área e por ciclo, critérios de avaliação e orientações didáticas. Além disso, incluem questões sociais na forma de temas transversais.

I. Os temas transversais podem se constituir em novas disciplinas com avaliações de desempenho, organizadas curricularmente de forma seriada ou por ciclos.

II. Os critérios de escolha dos temas transversais foram: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e favorecimento da compreensão da realidade e a participação social.

III. Além da indicação dos temas transversais gerais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social, há abertura para inclusão de temas locais.

IV. O tema transversal Ética é chamado "transversal dos transversais" e seus conteúdos são: Respeito mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade.

V. Transversalidade e interdisciplinaridade são sinônimos, na orientação curricular dos parâmetros.

VI. A Transversalidade, quando adotada como modalidade curricular, pode substituir disciplinas do núcleo comum.

Quanto a esses temas, são corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A análise das afirmativas sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) revela que:

I. A afirmativa é incorreta porque os temas transversais não são tratados como novas disciplinas, mas sim como temas que devem permear todas as disciplinas, sem constituir disciplinas separadas com avaliações específicas.

II. Esta afirmativa é correta e reflete os critérios de escolha dos temas transversais, que incluem urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, e favorecimento da compreensão da realidade e participação social.

III. Esta afirmativa é correta. Os PCNs permitem a inclusão de temas locais além dos temas transversais gerais, que são Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social.

IV. Esta afirmativa é correta. O tema transversal Ética é frequentemente destacado como fundamental e abrangente, sendo considerado o 'transversal dos transversais'.

V. Esta afirmativa é incorreta. Transversalidade e interdisciplinaridade não são sinônimos. Transversalidade refere-se à integração dos temas transversais em todas as disciplinas, enquanto interdisciplinaridade envolve a integração de diferentes disciplinas em um enfoque unificado.

VI. Esta afirmativa é incorreta. A transversalidade não substitui disciplinas do núcleo comum, mas sim complementa e enriquece o currículo existente ao integrar questões sociais relevantes em todas as disciplinas.

Portanto, as afirmativas corretas são II, III e IV.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.