Questões Pedagogia

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois g...

Responda: Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercíc...


1Q327398 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Em um bairro da periferia, uma professora de 1.ª série separou a sua turma em dois grupos: alunos fortes e alunos fracos. Passou a trabalhar com os alunos fortes e aos fracos dava alguns exercícios. O maior problema detectado pela professora foi que a maioria dos pais desses alunos era analfabeta, portanto, não ajudava os filhos em casa. Essa professora resolveu deixar o trabalho com os alunos fracos para o ano seguinte, pois concluiu que deveria ajudar os fortes a terem um desempenho melhor na 2.ª série.

Diante da situação hipotética relatada e com referência aos significados da escola para populações excluídas do ponto de vista socioeconômico, julgue os itens a seguir.

A atitude da professora transfere para o plano individual (o aluno) a culpa pelo fracasso escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A atitude da professora, ao separar os alunos em "fortes" e "fracos" e focar apenas nos "fortes", acaba colocando a responsabilidade do fracasso escolar nos próprios alunos, sem considerar as condições sociais e econômicas que influenciam seu desempenho. Isso é transferir para o plano individual a culpa pelo fracasso, ignorando fatores externos como a falta de apoio familiar, que no caso é evidenciada pelo analfabetismo dos pais. Portanto, a afirmação está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.