
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 15:50:00🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)
A avaliação como parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica corresponde a um instrumento de busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores. Nesse contexto, a avaliação não é vista apenas como uma forma de verificar o aproveitamento escolar ou controlar os alunos, mas sim como uma ferramenta para compreender a realidade educacional, identificar desafios e promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Essa abordagem avaliativa busca, portanto, ir além da simples mensuração de resultados, visando a uma reflexão mais ampla sobre as práticas educacionais, de forma a torná-las mais eficazes e significativas para todos os envolvidos no processo educativo.
A avaliação como parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica corresponde a um instrumento de busca de compreensão da prática cotidiana dos alunos e dos professores. Nesse contexto, a avaliação não é vista apenas como uma forma de verificar o aproveitamento escolar ou controlar os alunos, mas sim como uma ferramenta para compreender a realidade educacional, identificar desafios e promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Essa abordagem avaliativa busca, portanto, ir além da simples mensuração de resultados, visando a uma reflexão mais ampla sobre as práticas educacionais, de forma a torná-las mais eficazes e significativas para todos os envolvidos no processo educativo.