Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14. ...

Responda: Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14. As professoras de uma escola paulista, ao tomarem ciência de que os resultados de seus alunos no SARESP foi mu...


1Q327685 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14.

As professoras de uma escola paulista, ao tomarem ciência de que os resultados de seus alunos no SARESP foi muito abaixo do esperado, comentam que não estão espantadas. Uma delas falou que esperar mais, de alunos desinteressados, imaturos e carentes, seria absurdo. Outra disse que concordava integralmente, pois, além disso tudo, os pais não acompanhavam os estudos dos filhos e nem valorizavam a escola. Uma outra afirmou ser impossível ensinar, quando as classes estavam superlotadas. Seguiram- se outras falas, mas o tom continuou o mesmo.

A coordenadora pedagógica afirma que o importante, em termos de avaliação, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A questão trata da avaliação no contexto escolar e da importância de uma prática avaliativa que contribua para a melhoria do ensino e da aprendizagem.

A alternativa e destaca que a avaliação deve ser um processo contínuo e diversificado, que permita ao professor acompanhar o desenvolvimento dos alunos de diferentes formas. Isso é fundamental para identificar dificuldades, ajustar estratégias pedagógicas e promover um ensino mais eficaz.

As outras alternativas apresentam enfoques equivocados ou limitados. A alternativa a sugere uma avaliação meramente repetitiva, que não considera o processo de aprendizagem. A b reconhece a dificuldade das avaliações externas, mas não propõe uma ação pedagógica concreta. A c desloca a responsabilidade para a Secretaria, sem considerar o papel do professor na avaliação. A d enfatiza a seriedade da avaliação para o aluno, mas não aborda a função formativa da avaliação.

Portanto, a alternativa e é a mais adequada, pois valoriza a avaliação como ferramenta para melhorar a prática docente e a aprendizagem dos alunos, conforme preconiza a legislação educacional brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que destaca a avaliação como parte do processo pedagógico.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.