Questões Pedagogia Processo de Ensino Aprendizagem
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14. ...
Responda: Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 13 e 14. As professoras de uma escola paulista, ao tomarem ciência de que os resultados de seus alunos no SARESP foi mu...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A questão trata da avaliação no contexto escolar e da importância de uma prática avaliativa que contribua para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
A alternativa e destaca que a avaliação deve ser um processo contínuo e diversificado, que permita ao professor acompanhar o desenvolvimento dos alunos de diferentes formas. Isso é fundamental para identificar dificuldades, ajustar estratégias pedagógicas e promover um ensino mais eficaz.
As outras alternativas apresentam enfoques equivocados ou limitados. A alternativa a sugere uma avaliação meramente repetitiva, que não considera o processo de aprendizagem. A b reconhece a dificuldade das avaliações externas, mas não propõe uma ação pedagógica concreta. A c desloca a responsabilidade para a Secretaria, sem considerar o papel do professor na avaliação. A d enfatiza a seriedade da avaliação para o aluno, mas não aborda a função formativa da avaliação.
Portanto, a alternativa e é a mais adequada, pois valoriza a avaliação como ferramenta para melhorar a prática docente e a aprendizagem dos alunos, conforme preconiza a legislação educacional brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que destaca a avaliação como parte do processo pedagógico.
A alternativa e destaca que a avaliação deve ser um processo contínuo e diversificado, que permita ao professor acompanhar o desenvolvimento dos alunos de diferentes formas. Isso é fundamental para identificar dificuldades, ajustar estratégias pedagógicas e promover um ensino mais eficaz.
As outras alternativas apresentam enfoques equivocados ou limitados. A alternativa a sugere uma avaliação meramente repetitiva, que não considera o processo de aprendizagem. A b reconhece a dificuldade das avaliações externas, mas não propõe uma ação pedagógica concreta. A c desloca a responsabilidade para a Secretaria, sem considerar o papel do professor na avaliação. A d enfatiza a seriedade da avaliação para o aluno, mas não aborda a função formativa da avaliação.
Portanto, a alternativa e é a mais adequada, pois valoriza a avaliação como ferramenta para melhorar a prática docente e a aprendizagem dos alunos, conforme preconiza a legislação educacional brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que destaca a avaliação como parte do processo pedagógico.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários