A atividade lúdica é reconhecidamente a atividade de maior valor para o desenvolvimento infantil. Há décadas, os trabalhos e pesquisas nessa área vêm se intensificando e, de uma maneira geral, buscando mostrar a importância da brincadeira e dos jogos na formação da subjetividade da criança. Hoje, porém, alguns autores observam que as brincadeiras de rua e os jogos de tabuleiro vêm sendo substituídos pela televisão e pelo computador. Por este motivo, sobre as crianças do século XXI, é correto afirmar que são mais:
✂️ a) agressivas que as crianças do passado, por se desenvolverem sob influências morais mais negativas, incentivadas pela televisão ✂️ b) ativas que as crianças do passado, por causa do excesso de estimulação proveniente dos programas televisivos e dos jogos de computador ✂️ c) inteligentes que as crianças do passado, por terem maior acesso aos meios de comunicação, o que as incentiva cognitivamente ao estudo. ✂️ d) passivas e menos contestadoras, pois a televisão e o computador já apresentam as informações prontas e, por isso, não precisam pensar ✂️ e) expostas aos meios de comunicação, mas só podem ser entendidas no interior dos acontecimentos sociohistórico- culturais da época de hoje.