Questões Pedagogia Projeto Político Pedagógico

Quanto à concepção de projeto político-pedagógico, é correto afirmar:

Responda: Quanto à concepção de projeto político-pedagógico, é correto afirmar:


1Q328132 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017

Quanto à concepção de projeto político-pedagógico, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento fundamental que orienta a prática educativa de uma instituição de ensino. Ele estabelece os princípios norteadores, as finalidades da educação, a organização da escola e a concepção de currículo que será adotada. Isso significa que o PPP não é apenas um planejamento burocrático, mas sim um guia que define a identidade e os objetivos da escola.

A alternativa a) está correta porque destaca que o PPP define os princípios, finalidades, estrutura organizacional e concepção de currículo, que são elementos essenciais para a prática educativa.

As outras alternativas apresentam incorreções: a b) atribui a elaboração do PPP apenas ao administrador, quando na verdade deve ser construído coletivamente pela comunidade escolar; a c) confunde o PPP com um documento que unifica instituições, o que não é sua função; a d) reduz o PPP a uma exigência burocrática, ignorando seu caráter político e pedagógico; e a e) coloca o gestor como único responsável pela essência do PPP, desconsiderando a participação coletiva.

Portanto, a alternativa a) é a que melhor representa a concepção correta do projeto político-pedagógico, conforme previsto na legislação educacional e nas diretrizes pedagógicas brasileiras.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.