Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das cr...
Responda: Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis anos), a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercí...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Os princípios que devem embasar a qualidade das experiências oferecidas às crianças de 0 a 6 anos, visando contribuir para o exercício da cidadania, são:
I. Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, entre outras.
Este princípio visa garantir que as crianças sejam tratadas de forma digna e respeitosa, levando em consideração suas particularidades e direitos fundamentais.
II. Direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, contribuindo para a expressão de sentimentos, pensamentos, interação com o meio e comunicação com os outros.
III. Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
Garantir o acesso das crianças a diferentes bens socioculturais contribui para enriquecer seu desenvolvimento em diversas áreas, como expressão, comunicação, interação social, pensamento crítico, ética e estética.
Portanto, a alternativa correta é a letra a) I, II e III.
Os princípios que devem embasar a qualidade das experiências oferecidas às crianças de 0 a 6 anos, visando contribuir para o exercício da cidadania, são:
I. Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, entre outras.
Este princípio visa garantir que as crianças sejam tratadas de forma digna e respeitosa, levando em consideração suas particularidades e direitos fundamentais.
II. Direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, contribuindo para a expressão de sentimentos, pensamentos, interação com o meio e comunicação com os outros.
III. Acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
Garantir o acesso das crianças a diferentes bens socioculturais contribui para enriquecer seu desenvolvimento em diversas áreas, como expressão, comunicação, interação social, pensamento crítico, ética e estética.
Portanto, a alternativa correta é a letra a) I, II e III.
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