Questões Pedagogia Planejamento de Ensino

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os p...

Responda: Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Visando-se uma aprendizagem significativa na EJA, os conteúdos e métodos de ensino de ciências ...


1Q328373 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das estratégias de ensino para a educação de jovens e adultos (EJA), julgue os próximos itens. Visando-se uma aprendizagem significativa na EJA, os conteúdos e métodos de ensino de ciências deverão priorizar a capacidade de memorização dos estudantes, que é superior à das crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A afirmação está incorreta porque, na educação de jovens e adultos (EJA), o foco não deve ser a memorização dos conteúdos, mas sim a aprendizagem significativa. Isso significa que os conteúdos e métodos de ensino devem estar relacionados à realidade e experiências dos estudantes, promovendo a compreensão e a aplicação do conhecimento.

Além disso, a capacidade de memorização dos jovens e adultos não é necessariamente superior à das crianças. A aprendizagem na EJA deve considerar as especificidades desse público, valorizando o conhecimento prévio e a vivência dos estudantes, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/1996).

Portanto, priorizar a memorização não é uma estratégia adequada para a EJA, pois pode dificultar a construção do conhecimento e a motivação dos alunos. O ensino deve ser contextualizado, significativo e respeitar o ritmo e as necessidades dos estudantes adultos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.