Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Para Vygots...
Responda: Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.
De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, o aprendizado mais eficaz ocorre quando é orientado para a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é o espaço entre o nível de desenvolvimento real da criança (o que ela já consegue fazer sozinha) e o nível de desenvolvimento potencial (o que ela pode fazer com ajuda).
Portanto, o aprendizado focado apenas nos níveis de desenvolvimento já atingidos não promove avanços significativos, pois não desafia a criança a ir além do que ela já sabe. O ponto central da teoria é justamente estimular o desenvolvimento por meio de mediação e interação social, levando a criança a superar seus limites atuais.
Assim, a afirmação de que o aprendizado orientado para níveis já atingidos é ineficaz está incorreta, pois o aprendizado deve mirar a ZDP, que está além do nível atual, para promover o desenvolvimento global da criança.
Essa compreensão está fundamentada nas obras de Vygotsky, especialmente no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que é um dos pilares da sua teoria sociocultural.
De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, o aprendizado mais eficaz ocorre quando é orientado para a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é o espaço entre o nível de desenvolvimento real da criança (o que ela já consegue fazer sozinha) e o nível de desenvolvimento potencial (o que ela pode fazer com ajuda).
Portanto, o aprendizado focado apenas nos níveis de desenvolvimento já atingidos não promove avanços significativos, pois não desafia a criança a ir além do que ela já sabe. O ponto central da teoria é justamente estimular o desenvolvimento por meio de mediação e interação social, levando a criança a superar seus limites atuais.
Assim, a afirmação de que o aprendizado orientado para níveis já atingidos é ineficaz está incorreta, pois o aprendizado deve mirar a ZDP, que está além do nível atual, para promover o desenvolvimento global da criança.
Essa compreensão está fundamentada nas obras de Vygotsky, especialmente no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que é um dos pilares da sua teoria sociocultural.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários