Questões Pedagogia Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didátic...

Responda: Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portugu...


Q328509 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 10/01/2025 05:24:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A preocupação do professor Jorge e a forma como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica histórico-crítica. Nessa abordagem, o professor busca fornecer aos alunos instrumentos para uma participação ativa e crítica na sociedade, estimulando a reflexão e a análise da realidade social e política.

Ao exibir filmes e documentários que abordam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros, Jorge busca estimular o debate e a reflexão dos alunos sobre questões sociais relevantes. Além disso, ao solicitar que os alunos apresentem soluções para problemas identificados na sociedade, ele os incentiva a pensar de forma crítica e a buscar alternativas para as questões apresentadas.

Dessa forma, a abordagem adotada por Jorge vai ao encontro dos princípios da tendência pedagógica histórico-crítica, que valoriza a formação de cidadãos críticos e atuantes na transformação da sociedade.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.