Questões Pedagogia Organização do Trabalho na Escola

Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam ...

Responda: Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A in...


1Q328534 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008). A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A interdisciplinaridade é um princípio que busca superar as divisões rígidas entre as disciplinas, promovendo a articulação e a integração dos saberes. Isso significa que os conhecimentos não são vistos de forma estanque, mas sim como elementos que se relacionam e se complementam para favorecer o aprendizado.

A alternativa a) está correta porque destaca essa superação das demarcações estáticas, tratando os saberes como fluidos e articulados, o que é a essência da interdisciplinaridade.

As outras alternativas apresentam equívocos conceituais. A alternativa b) está incorreta porque a interdisciplinaridade não propõe o fim das disciplinas, mas sim sua integração. A c) também está errada, pois não sugere uma formação generalista única, mas sim a conjugação de saberes específicos.

A alternativa d) está incorreta porque a interdisciplinaridade não cria novas disciplinas, mas promove a articulação entre as já existentes. Por fim, a alternativa e) está errada ao afirmar que a interdisciplinaridade extingue provas e testes, o que não é verdade; ela pode influenciar os processos avaliativos, mas não determina sua extinção.

Portanto, a resposta correta é a alternativa a), conforme o gabarito oficial e a compreensão teórica da interdisciplinaridade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.