Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento
De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere,...
Responda: De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresent...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Sacristán aborda o currículo como uma representação cultural complexa dentro do ambiente escolar, que inclui tanto aspectos explícitos quanto implícitos. A alternativa (a) reflete corretamente essa visão ao mencionar que o estudo do currículo deve permitir uma compreensão da cultura escolar em suas dimensões oculta e manifesta, considerando as condições em que se desenvolve.
As outras alternativas não estão alinhadas com as ideias de Sacristán. A alternativa (b) é incorreta porque no currículo, ideias e práticas não agem isoladamente, mas sim de forma integrada. A alternativa (c) é equivocada ao sugerir que o currículo pode ser compreendido de maneira pontual e neutra, ignorando a complexidade e as influências contextuais. A alternativa (d) falha ao descrever o currículo como um projeto cultural desvinculado da profissionalização do docente e fechado em si mesmo, o que contradiz a natureza dinâmica e interativa do currículo proposta por Sacristán.
Sacristán aborda o currículo como uma representação cultural complexa dentro do ambiente escolar, que inclui tanto aspectos explícitos quanto implícitos. A alternativa (a) reflete corretamente essa visão ao mencionar que o estudo do currículo deve permitir uma compreensão da cultura escolar em suas dimensões oculta e manifesta, considerando as condições em que se desenvolve.
As outras alternativas não estão alinhadas com as ideias de Sacristán. A alternativa (b) é incorreta porque no currículo, ideias e práticas não agem isoladamente, mas sim de forma integrada. A alternativa (c) é equivocada ao sugerir que o currículo pode ser compreendido de maneira pontual e neutra, ignorando a complexidade e as influências contextuais. A alternativa (d) falha ao descrever o currículo como um projeto cultural desvinculado da profissionalização do docente e fechado em si mesmo, o que contradiz a natureza dinâmica e interativa do currículo proposta por Sacristán.
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