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Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35. ...

Responda: Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35. Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda c...


Q328665 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade?

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David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A inclusão de pessoas com necessidades especiais em escolas inclusivas requer a eliminação de preconceitos sociais. Isso significa que a sociedade como um todo precisa se adaptar e acolher essas pessoas, proporcionando igualdade de oportunidades e respeitando suas diferenças. A inclusão não deve se basear na ideia de que as pessoas com necessidades especiais devem se adaptar à sociedade, mas sim na transformação da sociedade para que seja mais inclusiva e acolhedora para todos.

Essa abordagem está alinhada com o que preconiza a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, que estabelece a educação como um direito de todos e um dever do Estado, garantindo a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Além disso, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) reforça a importância da eliminação de barreiras e da promoção da inclusão social das pessoas com deficiência.
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