Questões Pedagogia

A respeito da pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Freire, julgue os itens seguin...

Responda: A respeito da pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Freire, julgue os itens seguintes. Ensinar exige liberdade, autoridade e apreensão da realidade.


1Q328747 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, ENAP, CESPE CEBRASPE

A respeito da pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Freire, julgue os itens seguintes. Ensinar exige liberdade, autoridade e apreensão da realidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Freire, enfatiza que ensinar exige liberdade e autoridade, mas não a 'apreensão da realidade' no sentido de uma simples captura ou reprodução da realidade. Para Freire, ensinar é um ato de liberdade e responsabilidade, que envolve a problematização da realidade e a construção do conhecimento de forma crítica e dialógica.

A palavra 'apreensão' pode ser interpretada como uma apreensão passiva ou mecânica da realidade, o que contraria a proposta freiriana de uma educação que promove a reflexão crítica e a transformação social. Portanto, a afirmação está incorreta porque a pedagogia da autonomia valoriza a compreensão crítica da realidade, não apenas sua apreensão.

Em resumo, ensinar exige liberdade e autoridade, mas a relação com a realidade deve ser crítica e reflexiva, não apenas uma apreensão simples. Por isso, o item está errado, conforme o gabarito oficial.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.