As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação...
Responda: As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder. Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A afirmativa está correta. As teorias pós-críticas de currículo realmente deslocam o foco da simples significação e discurso para uma análise mais profunda que envolve ideologia e poder, mostrando como o currículo pode reproduzir ou desafiar estruturas sociais. Paulo Freire, por sua vez, desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica, que é uma consciência que se desenvolve por meio da reflexão e da ação (práxis), sempre articulada com o diálogo, visando a transformação social. Portanto, a frase está alinhada com as ideias de Freire e das teorias pós-críticas.
A afirmativa está correta. As teorias pós-críticas de currículo realmente deslocam o foco da simples significação e discurso para uma análise mais profunda que envolve ideologia e poder, mostrando como o currículo pode reproduzir ou desafiar estruturas sociais. Paulo Freire, por sua vez, desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica, que é uma consciência que se desenvolve por meio da reflexão e da ação (práxis), sempre articulada com o diálogo, visando a transformação social. Portanto, a frase está alinhada com as ideias de Freire e das teorias pós-críticas.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários