Questões Pedagogia

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação...

Responda: As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder. Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência ...


1Q328782 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

As teorias pós-críticas de currículo deslocaram a ênfase do conceito de significação e discurso para os conceitos de ideologia e poder.

Paulo Freire desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica articulada com a práxis, desafiadora e transformadora por meio do diálogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A afirmativa está correta. As teorias pós-críticas de currículo realmente deslocam o foco da simples significação e discurso para uma análise mais profunda que envolve ideologia e poder, mostrando como o currículo pode reproduzir ou desafiar estruturas sociais. Paulo Freire, por sua vez, desenvolveu o conceito de consciência transitiva crítica, que é uma consciência que se desenvolve por meio da reflexão e da ação (práxis), sempre articulada com o diálogo, visando a transformação social. Portanto, a frase está alinhada com as ideias de Freire e das teorias pós-críticas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.