Questões Pedagogia Planejamento de Ensino
“Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas ló...
Responda: “Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógic...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A lógica somativa da avaliação se relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota atribuída ao aluno. Nessa abordagem, o foco está no resultado final, na verificação do conhecimento adquirido, sendo representada pela nota que muitas vezes é vista como objeto de desejo e sofrimento pelos alunos, suas famílias e até mesmo pelos professores. É uma avaliação mais voltada para a classificação e certificação do aluno, sem necessariamente considerar o processo de aprendizagem em si.
A lógica somativa da avaliação se relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota atribuída ao aluno. Nessa abordagem, o foco está no resultado final, na verificação do conhecimento adquirido, sendo representada pela nota que muitas vezes é vista como objeto de desejo e sofrimento pelos alunos, suas famílias e até mesmo pelos professores. É uma avaliação mais voltada para a classificação e certificação do aluno, sem necessariamente considerar o processo de aprendizagem em si.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários