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Os limites das especificidades de atuação dos profissionais da classe comum, do aten...
Responda: Os limites das especificidades de atuação dos profissionais da classe comum, do atendimento clínico e do atendimento educacional especializados devem ser mantidos, conforme o documento MEC/SEESP...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
O documento MEC/SEESP (2006) orienta que, apesar das especificidades de atuação dos profissionais da classe comum, do atendimento clínico e do atendimento educacional especializados, as ações devem convergir para o desenvolvimento global do aluno com deficiência mental. Isso significa que o foco não deve estar apenas em aspectos isolados, como o cognitivo ou acadêmico, mas sim em um conjunto amplo que engloba habilidades sociais, emocionais, motoras e cognitivas.
A alternativa b) está incorreta porque restringe o objetivo apenas às aprendizagens acadêmicas, o que não contempla a totalidade das necessidades do aluno com deficiência mental.
A alternativa c) foca somente no desenvolvimento cognitivo por meio de atividades compensatórias, o que é limitado e não abrange o desenvolvimento integral.
As alternativas d) e e) também são restritas, pois focam apenas em treinamentos específicos, sem considerar o desenvolvimento global do aluno.
Portanto, a alternativa a) é a correta, pois reflete a orientação do MEC/SEESP para uma atuação integrada e abrangente, visando o desenvolvimento global do aluno com deficiência mental.
O documento MEC/SEESP (2006) orienta que, apesar das especificidades de atuação dos profissionais da classe comum, do atendimento clínico e do atendimento educacional especializados, as ações devem convergir para o desenvolvimento global do aluno com deficiência mental. Isso significa que o foco não deve estar apenas em aspectos isolados, como o cognitivo ou acadêmico, mas sim em um conjunto amplo que engloba habilidades sociais, emocionais, motoras e cognitivas.
A alternativa b) está incorreta porque restringe o objetivo apenas às aprendizagens acadêmicas, o que não contempla a totalidade das necessidades do aluno com deficiência mental.
A alternativa c) foca somente no desenvolvimento cognitivo por meio de atividades compensatórias, o que é limitado e não abrange o desenvolvimento integral.
As alternativas d) e e) também são restritas, pois focam apenas em treinamentos específicos, sem considerar o desenvolvimento global do aluno.
Portanto, a alternativa a) é a correta, pois reflete a orientação do MEC/SEESP para uma atuação integrada e abrangente, visando o desenvolvimento global do aluno com deficiência mental.
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