
Por Matheus Fernandes em 30/12/2024 05:58:30🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
Para reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro, o educador precisa considerar os seguintes pontos:
I. Refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos: Isso significa que o educador deve pensar no impacto que a escola tem na vida dos alunos, não apenas transmitindo conhecimento, mas também contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
II. Pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto: É essencial que o educador reconheça a bagagem cultural e as particularidades de cada aluno, respeitando e valorizando suas diferenças.
IV. Questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas: O educador deve estar atento para identificar e combater qualquer forma de preconceito presente nos materiais didáticos, promovendo uma educação mais inclusiva e respeitosa.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV.
Para reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro, o educador precisa considerar os seguintes pontos:
I. Refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos: Isso significa que o educador deve pensar no impacto que a escola tem na vida dos alunos, não apenas transmitindo conhecimento, mas também contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
II. Pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto: É essencial que o educador reconheça a bagagem cultural e as particularidades de cada aluno, respeitando e valorizando suas diferenças.
IV. Questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas: O educador deve estar atento para identificar e combater qualquer forma de preconceito presente nos materiais didáticos, promovendo uma educação mais inclusiva e respeitosa.
Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV.

Por Andreia Tolentino da Silva em 11/06/2025 10:44:56
A alternativa correta é c) I, II e IV.
Aqui está a análise de cada proposição:
- Verdadeiro – O educador deve refletir sobre o papel social da escola, pois a educação tem um impacto direto na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
- Verdadeiro – É essencial que o professor reconheça o educando como um indivíduo portador de conhecimentos, valores e cultura, respeitando sua identidade e contexto social.
- Falso – Embora o domínio do conteúdo seja importante, a educação inclusiva vai além da simples transmissão de conhecimento. O professor deve adaptar suas práticas para atender às necessidades dos alunos.
- Verdadeiro – Questionar conteúdos preconceituosos nos livros didáticos é fundamental para evitar a perpetuação de estereótipos e promover uma educação mais crítica e reflexiva.
- Falso – A escolha dos conhecimentos a serem ensinados não deve ser feita democraticamente com base nas aptidões dos alunos, mas sim considerando um currículo estruturado e adaptado às necessidades educacionais.
Aqui está a análise de cada proposição:
- Verdadeiro – O educador deve refletir sobre o papel social da escola, pois a educação tem um impacto direto na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
- Verdadeiro – É essencial que o professor reconheça o educando como um indivíduo portador de conhecimentos, valores e cultura, respeitando sua identidade e contexto social.
- Falso – Embora o domínio do conteúdo seja importante, a educação inclusiva vai além da simples transmissão de conhecimento. O professor deve adaptar suas práticas para atender às necessidades dos alunos.
- Verdadeiro – Questionar conteúdos preconceituosos nos livros didáticos é fundamental para evitar a perpetuação de estereótipos e promover uma educação mais crítica e reflexiva.
- Falso – A escolha dos conhecimentos a serem ensinados não deve ser feita democraticamente com base nas aptidões dos alunos, mas sim considerando um currículo estruturado e adaptado às necessidades educacionais.