A radiografia é fundamental para o diagnóstico, planejamento, execução e proservação do tratamento endodôntico. Porém, por não fornecer uma imagem tridimensional, inúmeras vezes precisamos lançar mão de variações de técnicas com o intuito de melhorar o diagnóstico, favorecendo a visualização e a localização de estruturas não evidenciadas pelas técnicas radiográficas periapicais.
O que é correto afirmar com relação às variações de técnicas empregadas na odontologia?
a) A técnica de La Master é utilizada para evitar sobreposição do processo zigomático com os ápices radiculares dos molares superiores, sendo aumentado o ângulo vertical do raio X, e o filme posicionado paralelo ao longo eixo do dente.
b) A técnica de Clark, baseia-se na variação da angulação horizontal, fazendo com que o objeto localizado por vestibular, apareça sempre para o lado que se efetuou a incidência horizontal do raio X, permitindo identificar a localização de reabsorções e curvaturas radiculares.
c) Durante o tratamento endodôntico, para facilitar a visualização dos ápices de caninos e pré-molares superiores com raízes longas e ápices afilados, deve-se aumentar o ângulo de incidência vertical, provocando encurtamento da imagem e tornando os ápices mais visíveis.
d) Nas fraturas radiculares transversas, para verificar se os fragmentos estão bem adaptados, a fim de efetuar a contenção, a variação do ângulo de incidência vertical deve ser aquela que não coincida com o plano da fratura.