Costuma-se compreender a indisciplina como um comportamento inadequado, um sinal de reb...
Responda: Costuma-se compreender a indisciplina como um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, intransigência, desacato, traduzido na falta de educação ou de respeito pelas autoridades. A propósito ...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)
A indisciplina em contexto escolar é frequentemente mal interpretada. Não se deve confundir a curiosidade e o questionamento saudável do aluno, que são partes essenciais do processo de aprendizagem, com a verdadeira indisciplina, que é caracterizada pela falta de respeito e limites.
A alternativa (e) corretamente distingue entre o comportamento questionador, que é positivo e necessário para um ambiente de aprendizado dinâmico, e o comportamento indisciplinado, que é prejudicial e disruptivo. Esta alternativa reconhece que a indisciplina verdadeira envolve a falta de respeito pelos outros e pela estrutura da sala de aula, e não simplesmente a atitude de questionar ou se inquietar.
As outras alternativas apresentam concepções errôneas ou incompletas sobre o que constitui a indisciplina. Por exemplo, a alternativa (a) sugere erroneamente que a imposição rígida de limites causa indisciplina, enquanto a alternativa (b) limita indevidamente a indisciplina a aspectos psicológicos e morais do aluno, ignorando o contexto mais amplo.
A indisciplina em contexto escolar é frequentemente mal interpretada. Não se deve confundir a curiosidade e o questionamento saudável do aluno, que são partes essenciais do processo de aprendizagem, com a verdadeira indisciplina, que é caracterizada pela falta de respeito e limites.
A alternativa (e) corretamente distingue entre o comportamento questionador, que é positivo e necessário para um ambiente de aprendizado dinâmico, e o comportamento indisciplinado, que é prejudicial e disruptivo. Esta alternativa reconhece que a indisciplina verdadeira envolve a falta de respeito pelos outros e pela estrutura da sala de aula, e não simplesmente a atitude de questionar ou se inquietar.
As outras alternativas apresentam concepções errôneas ou incompletas sobre o que constitui a indisciplina. Por exemplo, a alternativa (a) sugere erroneamente que a imposição rígida de limites causa indisciplina, enquanto a alternativa (b) limita indevidamente a indisciplina a aspectos psicológicos e morais do aluno, ignorando o contexto mais amplo.
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