Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, crític...
Responda: Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre essas teorias, analise as seguintes sentenças: I) As teorias tradicion...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Comentário:
Para resolver essa questão, é importante compreender as características de cada uma das teorias do currículo apresentadas por Silva (2010.
I) Correta. As teorias tradicionais do currículo são neutras, científicas e focam em questões técnicas relacionadas à organização e elaboração do currículo.
II) Incorreta. As teorias críticas enfatizam o conceito de ideologia em vez do conceito de discurso.
III) Correta. Tanto as teorias críticas quanto as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra e estão preocupadas com as relações de poder e as conexões entre saber, identidade e poder.
IV) Incorreta. As teorias pós-críticas deslocam a ênfase para os conceitos de ideologia e poder, não apenas para os conceitos pedagógicos de ensino e aprendizagem.
V) Correta. As teorias críticas colocam em questão os pressupostos dos arranjos sociais e educacionais, buscando transformação radical e desenvolvimento de conceitos para compreender o papel do currículo.
Portanto, as sentenças corretas são I, III e V, sendo a alternativa correta a letra b).
Comentário:
Para resolver essa questão, é importante compreender as características de cada uma das teorias do currículo apresentadas por Silva (2010.
I) Correta. As teorias tradicionais do currículo são neutras, científicas e focam em questões técnicas relacionadas à organização e elaboração do currículo.
II) Incorreta. As teorias críticas enfatizam o conceito de ideologia em vez do conceito de discurso.
III) Correta. Tanto as teorias críticas quanto as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra e estão preocupadas com as relações de poder e as conexões entre saber, identidade e poder.
IV) Incorreta. As teorias pós-críticas deslocam a ênfase para os conceitos de ideologia e poder, não apenas para os conceitos pedagógicos de ensino e aprendizagem.
V) Correta. As teorias críticas colocam em questão os pressupostos dos arranjos sociais e educacionais, buscando transformação radical e desenvolvimento de conceitos para compreender o papel do currículo.
Portanto, as sentenças corretas são I, III e V, sendo a alternativa correta a letra b).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários