Luckesi (2006) destaca que a avaliação da aprendizagem tem como função básica e constitutiva o diagnóstico, que cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subsequentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade dos resultados. Nessa direção, assinale a alternativa que NÃO se articula com essa função da avaliação da aprendizagem:
✂️ a) Propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador, considerando que educador e educando, por meio dos atos de avaliação, podem se autocompreender no nível e nas condições em que se encontram, para dar um salto à frente. ✂️ b) Motivar o crescimento, pois a avaliação motiva na medida mesma em que diagnostica e cria o desejo de obter resultados mais satisfatórios. ✂️ c) Possibilitar o aprofundamento da aprendizagem, tendo em vista que o exercício da avaliação apresenta-se, neste caso, com uma das múltiplas oportunidades de aprender o conteúdo de uma forma mais aprofundada. ✂️ d) Auxiliar a aprendizagem, ou seja, oferecer uma forma de o educador estar atento às necessidades dos educandos, na perspectiva do seu crescimento. ✂️ e) Verificar e mensurar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo ou área de conhecimento, para um julgamento definitivo de seu processo de ensino-aprendizagem.