Considerando as diferentes perspectivas que envolvem o campo da ética e suas manifestaç...
Responda: Considerando as diferentes perspectivas que envolvem o campo da ética e suas manifestações no âmbito da educação escolar, NÃO se pode afirmar que:
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A questão aborda a ética no contexto da educação escolar, destacando diferentes perspectivas sobre como a escola pode contribuir para o desenvolvimento ético dos alunos.
A alternativa b) afirma que a escola promove a ética ao impor regras que os alunos devem seguir e reforçar a necessidade de cumprir as regras estabelecidas pela sociedade. Essa visão é limitada e incorreta porque a ética não se reduz à mera obediência a regras externas. A ética envolve reflexão crítica, compreensão dos valores por trás das normas e a capacidade de dialogar sobre o que é justo e correto.
As demais alternativas apresentam aspectos corretos da ética na escola: a) destaca a instrumentalização para projetos pessoais, c) enfatiza a convivência baseada em justiça, respeito e solidariedade, d) ressalta a importância do diálogo para a convivência entre diferentes, e e) aponta a reflexão sobre valores morais como fundamental para a aprendizagem ética.
Portanto, a alternativa b) é a única que não corresponde à compreensão adequada da ética no ambiente escolar, pois reduz a ética a um cumprimento acrítico de regras, sem promover a reflexão e o desenvolvimento moral dos alunos.
A questão aborda a ética no contexto da educação escolar, destacando diferentes perspectivas sobre como a escola pode contribuir para o desenvolvimento ético dos alunos.
A alternativa b) afirma que a escola promove a ética ao impor regras que os alunos devem seguir e reforçar a necessidade de cumprir as regras estabelecidas pela sociedade. Essa visão é limitada e incorreta porque a ética não se reduz à mera obediência a regras externas. A ética envolve reflexão crítica, compreensão dos valores por trás das normas e a capacidade de dialogar sobre o que é justo e correto.
As demais alternativas apresentam aspectos corretos da ética na escola: a) destaca a instrumentalização para projetos pessoais, c) enfatiza a convivência baseada em justiça, respeito e solidariedade, d) ressalta a importância do diálogo para a convivência entre diferentes, e e) aponta a reflexão sobre valores morais como fundamental para a aprendizagem ética.
Portanto, a alternativa b) é a única que não corresponde à compreensão adequada da ética no ambiente escolar, pois reduz a ética a um cumprimento acrítico de regras, sem promover a reflexão e o desenvolvimento moral dos alunos.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários