Em relação à indisciplina por parte de alunos no ambiente escolar, avalie se as afirmat...
Responda: Em relação à indisciplina por parte de alunos no ambiente escolar, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras(V): - São em geral atos caracterizados como de indi...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa E
I - "São em geral atos caracterizados como de indisciplina relacionados à atitude de alunos na escola: falar ao mesmo tempo que o professor, atrapalhando as aulas, responder com grosserias, brigar com outros alunos ou mesmo com o professor." Verdadeira. Esses comportamentos (interromper, responder com grosseria, brigar) são exemplos clássicos de atos de indisciplina no contexto escolar, pois interferem na convivência e no andamento das atividades.
II - "Fazer bagunça, desobedecer ou não fazer tarefas escolares devem ser sempre considerados atos de indisciplina." Falsa. Nem sempre. Esses comportamentos podem ter outras causas — como dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, familiares ou pedagógicos. A indisciplina não pode ser rotulada de forma automática; precisa ser analisada no contexto.
III - "O aluno precisa ser considerado no meio ou momento histórico em que está inserido. O aluno que não está integrado ao processo ensino-aprendizagem passa a apresentar comportamentos que causam preocupação à escola, tais como agitação, apatia, desmotivação, ou seja, esse aluno está cometendo indisciplina."
Falso - Embora seja verdade que o aluno deve ser analisado dentro de seu contexto social e histórico, apatia e desmotivação não configuram necessariamente indisciplina. São sinais de desinteresse ou dificuldade, e não de uma postura indisciplinada propriamente dita.
I - "São em geral atos caracterizados como de indisciplina relacionados à atitude de alunos na escola: falar ao mesmo tempo que o professor, atrapalhando as aulas, responder com grosserias, brigar com outros alunos ou mesmo com o professor." Verdadeira. Esses comportamentos (interromper, responder com grosseria, brigar) são exemplos clássicos de atos de indisciplina no contexto escolar, pois interferem na convivência e no andamento das atividades.
II - "Fazer bagunça, desobedecer ou não fazer tarefas escolares devem ser sempre considerados atos de indisciplina." Falsa. Nem sempre. Esses comportamentos podem ter outras causas — como dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, familiares ou pedagógicos. A indisciplina não pode ser rotulada de forma automática; precisa ser analisada no contexto.
III - "O aluno precisa ser considerado no meio ou momento histórico em que está inserido. O aluno que não está integrado ao processo ensino-aprendizagem passa a apresentar comportamentos que causam preocupação à escola, tais como agitação, apatia, desmotivação, ou seja, esse aluno está cometendo indisciplina."
Falso - Embora seja verdade que o aluno deve ser analisado dentro de seu contexto social e histórico, apatia e desmotivação não configuram necessariamente indisciplina. São sinais de desinteresse ou dificuldade, e não de uma postura indisciplinada propriamente dita.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários