A biossegurança é de fundamental importância em serviços de saúde, não só por abordar medidas de controle de infecções para proteção da equipe, que presta o cuidado, e dos usuários da unidade, mas por ter um papel importante na promoção da consciência sanitária na comunidade onde atuam os profissionais da saúde, como também da proteção e preservação do meio ambiente. A biossegurança em saúde contribui substancialmente para a qualidade, promoção e proteção à saúde, assegurados nos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (CESMAC, 2015).
Considerando a lavagem das mãos a ação mais importante para a prevenção do risco de transmissão de microrganismos para usuários e trabalhadores de saúde, é correto afirmar que
✂️ a) o uso de luvas substitui a lavagem das mãos. ✂️ b) a segunda etapa da lavagem das mãos é ensaboar as palmas friccionando-as entre si. ✂️ c) o tipo de procedimento a ser realizado não interfere no método para lavagem das mãos. ✂️ d) os profissionais com lesões nas mãos ou dermatites podem cuidar de usuários e manipular instrumentos e aparelhos, desde que usem álcool 70% após os referidos procedimentos. ✂️ e) se houver rompimento ou punção de luvas durante um procedimento, elas deverão ser removidas imediatamente e as mãos rigorosamente lavadas e reenluvadas, antes de completar o procedimento.