Questões Enfermagem Enfermagem Clínica

Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase as...

Responda: Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase associado à hidronefrose e pielonefrite. Ela tem, há 4 anos, quadro de dor lombar à esquerda, com cólica episódi...


1Q364615 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase associado à hidronefrose e pielonefrite. Ela tem, há 4 anos, quadro de dor lombar à esquerda, com cólica episódica, de grande intensidade, associada a náuseas, vômitos e perda de peso. Há seis meses, foi realizado ultrassom de rins e vias urinárias que apontou litíase, hidronefrose no rim esquerdo e nefropatia parenquimatosa no rim direito. O quadro evoluiu com piora da função renal, alterações na urinálise de 24 horas para o clearance de creatinina, e uremia. Refere último episódio de cólica nefrética há 15 dias. Nessa admissão, ela nega náuseas, vômitos, dores ou febre, e encontra-se em regular estado geral, hipocorada, hidratada, acianótica, lúcida, orientada, sem anormalidades na ausculta cardíaca e pulmonar. A frequência cardíaca avaliada foi de 80 batimentos por minuto, a frequência respiratória de 16 movimentos por minuto e a pressão arterial de 130 mmHg x 80 mmHg. Peso corporal de 50,5kg e altura de 1,56 metros. O abdome mostra-se plano, indolor à palpação, normotenso, sem sinais de peritonite ou visceromegalias. Não há queixas gastrointestinais. Os exames laboratoriais indicaram taxas elevadas de uréia e creatinina, leucocitose e anemia. Iniciado antibioticoterapia – ceftriaxona. Com o agravamento da condição, a paciente foi submetida à hemodiálise. Instalado um cateter de duplo lúmen em veia subclávia direita. Programada realização de fístula arteriovenosa. Queixa-se de fadiga, falta de ar, dificuldades para dormir e refere estar preocupada com sua situação e a perspectiva de vir a se submeter à procedimento cirúrgico.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A paciente tem sua produção de eritropoietina diminuída em decorrência da doença renal, o que resultou no quadro de anemia, justificando sintomas presentes como fadiga e falta de ar.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A paciente apresenta quadro de insuficiência renal crônica, evidenciado pela piora da função renal, elevação da ureia e creatinina, além da necessidade de hemodiálise.

Uma das consequências da insuficiência renal crônica é a diminuição da produção de eritropoietina, hormônio produzido principalmente pelos rins que estimula a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos.

A redução da eritropoietina leva à anemia, que é comum em pacientes com doença renal crônica. A anemia explica sintomas como fadiga, falta de ar e dificuldades para dormir, que são queixas frequentes nesses pacientes.

Portanto, a afirmação de que a anemia da paciente é decorrente da diminuição da eritropoietina pela doença renal está correta, assim como a relação com os sintomas apresentados.

Segunda resolução:
Revisando o caso, a paciente tem nefrolitíase, hidronefrose e pielonefrite, evoluindo para insuficiência renal crônica com necessidade de hemodiálise. A anemia é um achado clássico da insuficiência renal crônica devido à baixa eritropoietina. Os sintomas de fadiga e dispneia são típicos da anemia. Isso confirma que a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.