Questões Enfermagem Saúde do Idoso

Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho...

Responda: Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho, ao pronto-socorro do hospital municipal de Aracaju, com relato de que sofrera queda no banheiro há uma seman...


1Q367999 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 70 anos de idade, natural de São Paulo, chegou, acompanhada do filho, ao pronto-socorro do hospital municipal de Aracaju, com relato de que sofrera queda no banheiro há uma semana e apresentava dor na região femoral esquerda e dificuldade para deambulação. Na avaliação da história clínica, a paciente referiu que o marido falecera há um ano, e na mesma época, vendera a casa dela em São Paulo, o que a levou a morar com o seu único filho em Aracaju, que é casado e tem dois filhos jovens adultos cursando faculdade. Segundo relato do filho, ela estaria se tornando cada vez mais isolada, alimenta-se pouco, emagreceu e quase não tem iniciativa para realizar suas atividades diárias. A paciente relatou ainda à enfermeira que sentia muita falta de sua casa em São Paulo, dos amigos e da vida que tinha lá, pois saía muito, mas, em Aracaju, não sai porque depende do filho, da nora e dos netos para sair. Como são muito ocupados com as próprias vidas, ela sente que é uma responsabilidade a mais para eles. Relata ainda dificuldade para dormir, falta de vontade para se alimentar e não ter motivos para continuar vivendo.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

A paciente em questão apresenta um estado depressivo grave, portanto, deve permanecer contida no leito, por motivos de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Olha, a paciente descrita claramente apresenta sinais de depressão: isolamento, perda de apetite, falta de vontade para realizar atividades e até pensamentos de não querer continuar vivendo. Isso indica um quadro depressivo grave, sim. Porém, a ideia de mantê-la contida no leito como medida de segurança não é a abordagem correta.

O manejo de pacientes com depressão grave deve ser cuidadoso, respeitando sua autonomia e buscando tratamento adequado, que pode incluir suporte psicológico, medicação e acompanhamento médico. A contenção física só é indicada em situações muito específicas, como risco iminente de autoagressão ou agressão a terceiros, e sempre com critérios éticos e legais rigorosos.

Portanto, simplesmente mantê-la presa ao leito por segurança não é a conduta adequada. O melhor caminho é uma avaliação médica detalhada e um plano de cuidado que envolva suporte emocional e tratamento psiquiátrico.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.