Questões Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade

Numerosas decisões judiciais, contrariando portarias de órgãos ambientais e de comércio...

Responda: Numerosas decisões judiciais, contrariando portarias de órgãos ambientais e de comércio exterior, concederam autorização para que sociedades empresárias pudessem importar pneus usados. Diante disso...


1Q370731 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, FGV, 2019

Numerosas decisões judiciais, contrariando portarias de órgãos ambientais e de comércio exterior, concederam autorização para que sociedades empresárias pudessem importar pneus usados. Diante disso, o Presidente da República ingressa com Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), sustentando que tais decisões judiciais autorizativas da importação de pneus usados teriam afrontado preceito fundamental, representado pelo direito à saúde e a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
A partir do caso narrado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é um instrumento jurídico previsto na Constituição Federal que tem por objetivo evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do Poder Público, ainda que de efeitos concretos ou singulares. Dessa forma, a ADPF pode sim impugnar decisões judiciais que violem preceitos fundamentais da Constituição, desde que observada a subsidiariedade no seu uso, ou seja, somente quando não houver outro meio eficaz para sanar a situação.

No caso narrado, a importação de pneus usados pode representar uma violação ao direito à saúde e a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, preceitos fundamentais previstos na Constituição. Portanto, o Presidente da República tem legitimidade para ingressar com a ADPF nesse contexto, visando proteger tais preceitos.

Assim, a alternativa correta é a letra b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.