Questões Direito Administrativo

Roberto, empresário, ingressou com representação dirigida ao órgão competente da Admini...

Responda: Roberto, empresário, ingressou com representação dirigida ao órgão competente da Administração pública, requerendo a apuração e posterior adoção de providências cabíveis, tendo em vista ilicitudes ...


1Q37645 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TRT AL, FCC

Roberto, empresário, ingressou com representação dirigida ao órgão competente da Administração pública, requerendo a apuração e posterior adoção de providências cabíveis, tendo em vista ilicitudes praticadas por determinado servidor público, causadoras de graves danos não só ao erário como ao próprio autor da representação. A Administração pública recebeu a representação, instaurou o respectivo processo administrativo, porém, impediu que Roberto tivesse acesso aos autos, privando-o de ter ciência das medidas adotadas, sendo que o caso não se enquadra em nenhuma das hipóteses de sigilo previstas em lei. O princípio da Administração pública afrontado é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) publicidade.

O princípio da publicidade, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, determina que os atos da Administração pública devem ser transparentes, permitindo o acesso às informações e garantindo a publicidade dos processos, salvo nos casos de sigilo previstos em lei.

No caso apresentado, Roberto ingressou com uma representação contra um servidor público, e a Administração instaurou o processo administrativo para apurar as ilicitudes. Contudo, impediu que ele tivesse acesso aos autos, mesmo não havendo hipótese legal de sigilo.

Essa conduta viola o princípio da publicidade, pois o interessado tem o direito de acompanhar o andamento do processo e conhecer as medidas adotadas. A transparência é fundamental para garantir o controle social e a legitimidade dos atos administrativos.

Outros princípios mencionados, como eficiência, isonomia, razoabilidade e improbidade, não se aplicam diretamente à questão do acesso à informação e transparência do processo administrativo.

Portanto, a resposta correta é a alternativa a), publicidade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.