Questões Administração Pública Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP

A evolução dos paradigmas da administração pública nos leva a reconhecer nas últimas...

Responda: A evolução dos paradigmas da administração pública nos leva a reconhecer nas últimas décadas, no âmbito do Novo Serviço Público, a ascensão do conceito de coprodução. A coprodução pode ser defin...


1Q377602 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

A evolução dos paradigmas da administração pública nos leva a reconhecer nas últimas décadas, no âmbito do Novo Serviço Público, a ascensão do conceito de coprodução. A coprodução pode ser definida de maneira ampla por alguns autores e a sua prática pode variar em diferentes contextos e áreas de políticas públicas. Entretanto, há um consenso do que a coprodução não é, o que ajuda consideravelmente a compreender os contornos desse paradigma.

Nesse sentido, a coprodução pode ser definida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A coprodução no âmbito do Novo Serviço Público refere-se à colaboração ativa entre agentes públicos e cidadãos na definição e produção dos serviços públicos. Isso significa que não é apenas o Estado que produz o serviço, mas há uma participação conjunta dos usuários e da sociedade, promovendo maior eficiência e legitimidade.

As alternativas a), b), c) e d) não capturam essa essência da coprodução. Por exemplo, a alternativa a) fala apenas da participação em fóruns comunitários, que é uma forma de participação, mas não necessariamente coprodução. A alternativa b) trata do consumerismo ativo, que é mais passivo e focado no recebimento do serviço, não na sua produção conjunta.

A alternativa c) menciona colaboração interorganizacional envolvendo organizações privadas com fins lucrativos, o que não caracteriza a coprodução no sentido público e cidadão. Já a alternativa d) fala de cogestão entre organizações, o que é uma forma de gestão compartilhada, mas não necessariamente envolve a participação direta dos cidadãos na produção do serviço.

Portanto, a alternativa e) é a que melhor define a coprodução como a contribuição conjunta de agentes públicos e cidadãos na definição e produção do serviço público, alinhada com o paradigma do Novo Serviço Público e a literatura especializada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.