A avaliação inclusiva tem caráter essencialmente formativo, funciona como instrumento f...
Responda: A avaliação inclusiva tem caráter essencialmente formativo, funciona como instrumento facilitador parao ensino adaptativo. Teixeira e Nunes (2010) afirmam que a avaliação inclusiva revela boas prát...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Rubricas.
A questão aborda a avaliação inclusiva, que tem um caráter formativo e visa adaptar o ensino às necessidades de todos os alunos. Segundo Teixeira e Nunes (2010), uma das técnicas dessa avaliação é um instrumento que ajuda a definir critérios claros para a avaliação, orientando o professor e fornecendo dados sobre aspectos psicológicos, sociais e emocionais do aluno.
Essa técnica descrita corresponde às rubricas, que são instrumentos que apresentam critérios específicos para avaliação, permitindo que o professor marque a presença ou validade de cada aspecto avaliado. As rubricas são amplamente utilizadas para tornar a avaliação mais transparente e justa, além de fornecerem feedback detalhado.
As outras alternativas não se encaixam na descrição. A avaliação sistemática é um conceito mais amplo, o portfólio é uma coleção de trabalhos do aluno, as provas situacionais são avaliações em contextos específicos, e o registro (observação) é uma técnica mais geral de anotação, mas não estruturada em critérios como as rubricas.
Portanto, a alternativa correta é a letra d, que corresponde às rubricas, conforme o gabarito oficial e a resposta mais comentada pelos usuários.
A questão aborda a avaliação inclusiva, que tem um caráter formativo e visa adaptar o ensino às necessidades de todos os alunos. Segundo Teixeira e Nunes (2010), uma das técnicas dessa avaliação é um instrumento que ajuda a definir critérios claros para a avaliação, orientando o professor e fornecendo dados sobre aspectos psicológicos, sociais e emocionais do aluno.
Essa técnica descrita corresponde às rubricas, que são instrumentos que apresentam critérios específicos para avaliação, permitindo que o professor marque a presença ou validade de cada aspecto avaliado. As rubricas são amplamente utilizadas para tornar a avaliação mais transparente e justa, além de fornecerem feedback detalhado.
As outras alternativas não se encaixam na descrição. A avaliação sistemática é um conceito mais amplo, o portfólio é uma coleção de trabalhos do aluno, as provas situacionais são avaliações em contextos específicos, e o registro (observação) é uma técnica mais geral de anotação, mas não estruturada em critérios como as rubricas.
Portanto, a alternativa correta é a letra d, que corresponde às rubricas, conforme o gabarito oficial e a resposta mais comentada pelos usuários.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários