Questões Biologia Ensino em Ciências e Biologia

A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar ...

Responda: A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovad...


Q385981 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

A falta de conhecimentos científicos, muitas vezes, favorece ao professor trabalhar em uma perspectiva de ensino transmissiva, constituindo uma dificuldade para envolvimento em atividades inovadoras. É preciso atentar-se que conhecer o conteúdo da disciplina vai além do que muitos cursos de formação inicial costumam priorizar. Isso inclui

I. conhecer a história das Ciências, sobretudo como forma de associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção;

II. conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, dominando o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias;

III. conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/ Sociedade, considerando-se a necessidade de tomada de decisões;

IV. conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes, para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos;

V. estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos, em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos etc.

Está correto o contido em

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 06/01/2025 03:47:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

O texto aborda a importância do conhecimento científico para o professor atuar de forma inovadora em sala de aula. Para isso, são apresentados cinco pontos que o professor deve conhecer:

I. Conhecer a história das Ciências para associar os conhecimentos científicos que originaram a sua construção.
II. Conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos e dominar o método científico utilizado pelos cientistas para validação de teorias.
III. Conhecer as interações entre Ciências/Tecnologia/Sociedade, considerando a necessidade de tomada de decisões.
IV. Conhecer alguns dos desenvolvimentos científicos recentes para trabalhar uma visão dinâmica de Ciência, bem como adquirir conhecimentos de outras áreas relacionadas para trabalhar as interações entre diferentes campos.
V. Estar preparado para aprofundar e adquirir novos conhecimentos em função das mudanças curriculares, avanços científicos, questões propostas pelos alunos, entre outros.

Portanto, a alternativa correta que contempla todos os pontos mencionados no texto é a letra d) I, III, IV e V, apenas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.