A obra organizada por Veiga, “Técnicas de Ensino: novos tempos, novas configurações”, traz um capítulo escrito por Jose Carlos Souza Araujo, intitulado “Do quadro-negro à lousa virtual: técnica, tecnologia e tecnicismo”. São ideias deste autor todas elencadas a seguir, exceto:
✂️ a) Os métodos, as técnicas e as tecnologias educativas, apesar de serem um objeto teórico que se explicita projetivamente num planejamento de ordem institucional e professoral, concorrem para o processo de ensino, viabilizando-o. ✂️ b) Os objetivos de ensino são direcionados à operacionalização, o que não significa afirmar que não necessitam de mediações. ✂️ c) Os métodos, as técnicas e as tecnologias educativas estão inseridos no planejamento educacional, são objetos das diretrizes político-educacionais e da legislação educacional, estão presentes nos planos interdisciplinares de ensino ou nos planos de curso das diferentes disciplinas, e explicitam no projeto pedagógico da instituição, ou mesmo no planejamento de um dado curso. ✂️ d) O ensino viabilizado por técnicas, tecnologias e métodos educativos tem independência e autonomia e se constitui e se exterioriza fenomenicamente por meio destas técnicas, destas tecnologias e destes métodos educativos. ✂️ e) O processo de ensino não é neutro, como se a técnica, a tecnologia e o método educativos significassem uma intervenção isenta de intenções, de finalidades, de expectativas, de concepções, de ideais, de aspirações ou crenças.