Levando-se em conta as correntes modernas sobre currículo, elencadas no livro “Document...
Responda: Levando-se em conta as correntes modernas sobre currículo, elencadas no livro “Documentos de identidade:uma introdução às teorias do currículo”, de Tomaz Tadeu da Silva, pode-se inferir que: ...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) III e IV.
De acordo com as correntes modernas sobre currículo elencadas por Tomaz Tadeu da Silva, podemos inferir que:
I. O currículo não é neutro, pois reflete valores, interesses e relações de poder presentes na sociedade. O que se ensina na escola não é apenas o conhecimento historicamente necessário para a formação de cidadãos para o mercado de trabalho, mas também para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
II. A escola não apenas transforma o conhecimento científico em conhecimento escolar, mas também seleciona, organiza e hierarquiza esse conhecimento de acordo com determinados interesses e valores.
III. O currículo cria relações de poder, pois determina o que será ensinado, como será ensinado e quem terá acesso a esse conhecimento. Essas decisões podem reforçar ou questionar as desigualdades sociais existentes.
IV. Na concepção crítica, o currículo não é algo pronto e acabado, mas sim construído no desenvolver das relações sociais. Ele não apenas reproduz a cultura dominante, mas também pode produzir e contestar essa cultura, promovendo transformações sociais.
Portanto, as afirmativas corretas são III e IV, conforme indicado no gabarito.
De acordo com as correntes modernas sobre currículo elencadas por Tomaz Tadeu da Silva, podemos inferir que:
I. O currículo não é neutro, pois reflete valores, interesses e relações de poder presentes na sociedade. O que se ensina na escola não é apenas o conhecimento historicamente necessário para a formação de cidadãos para o mercado de trabalho, mas também para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
II. A escola não apenas transforma o conhecimento científico em conhecimento escolar, mas também seleciona, organiza e hierarquiza esse conhecimento de acordo com determinados interesses e valores.
III. O currículo cria relações de poder, pois determina o que será ensinado, como será ensinado e quem terá acesso a esse conhecimento. Essas decisões podem reforçar ou questionar as desigualdades sociais existentes.
IV. Na concepção crítica, o currículo não é algo pronto e acabado, mas sim construído no desenvolver das relações sociais. Ele não apenas reproduz a cultura dominante, mas também pode produzir e contestar essa cultura, promovendo transformações sociais.
Portanto, as afirmativas corretas são III e IV, conforme indicado no gabarito.
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