"Pesquisadores, professores e alunos estão mergulhados, hoje, num elevado nível de informação proveniente do mundo inteiro, transmitida por poderosos aparelhos de comunicação de massa. Assim, no atual contexto, não é mais possível uma atitude de omissão, negação ou mesmo de desprezo por parte do professor em relação à imprensa periódica. A ele cabe o papel de decodificador de mensagens e informações, incorporando-as ao processo de ensino e aprendizagem, no dia-a-dia da sala de aula." (Fonseca, 2003). Quanto à relação entre mídia impressa e educação, pode-se afirmar que:
✂️ a) Ao utilizar jornais no espaço da sala de aula, é suficiente que o professor de História leia aos alunos as principais notícias do dia, pois assim eles estarão sempre bem informados e atualizados. ✂️ b) O professor de História deve substituir os tradicionais livros didáticos por jornais e revistas, uma vez que são as questões da história imediata contidas nestes periódicos que de fato interessam os alunos, gerando aprendizagem significativa. ✂️ c) Ao utilizar revistas no espaço da sala de aula, o professor de História deve orientar seus alunos a enfatizarem a análise dos textos propriamente ditos, deixando em segundo plano a análise de imagens fotográficas, mapas, tabelas e quadros, que em geral tendem a confundir o leitor. ✂️ d) A decodificação das mensagens e informações contidas em jornais e revistas exige também sua contextualização, pois as empresas de comunicação de massa, integrando a sociedade, alinham-se a determinadas posturas e projetos políticos que condicionam a apresentação das notícias.