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A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos c...
Responda: A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na f...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica é uma determinação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996). Essa inclusão tem como objetivo promover o respeito à diversidade étnico-racial e combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira.
Dentro desse contexto, é importante destacar que a afirmação correta é a alternativa c. Os estabelecimentos de ensino possuem autonomia para compor seus projetos pedagógicos, podendo contar com o apoio de estudiosos e do Movimento Negro para incluir as temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de forma adequada. Essa inclusão não se restringe apenas a novos conteúdos, mas sim a uma abordagem transversal que permeia diversas disciplinas e vivências promovidas pela escola.
Portanto, a correta implementação dessas temáticas requer um trabalho conjunto entre escola, professores, estudiosos e movimentos sociais, visando uma educação mais inclusiva e que promova o respeito à diversidade cultural e étnico-racial.
A inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica é uma determinação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996). Essa inclusão tem como objetivo promover o respeito à diversidade étnico-racial e combater o racismo estrutural presente na sociedade brasileira.
Dentro desse contexto, é importante destacar que a afirmação correta é a alternativa c. Os estabelecimentos de ensino possuem autonomia para compor seus projetos pedagógicos, podendo contar com o apoio de estudiosos e do Movimento Negro para incluir as temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de forma adequada. Essa inclusão não se restringe apenas a novos conteúdos, mas sim a uma abordagem transversal que permeia diversas disciplinas e vivências promovidas pela escola.
Portanto, a correta implementação dessas temáticas requer um trabalho conjunto entre escola, professores, estudiosos e movimentos sociais, visando uma educação mais inclusiva e que promova o respeito à diversidade cultural e étnico-racial.
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