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A criação das capitanias hereditárias, em 1534, correspondeu à primeira decisão do gove...
Responda: A criação das capitanias hereditárias, em 1534, correspondeu à primeira decisão do governo de Lisboa para dar início efetivo ao processo de colonização do Brasil. A essa modalidade de parceria públ...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A alternativa d está correta ao afirmar que, com exceção de São Vicente e Pernambuco, o sistema de capitanias hereditárias fracassou. Isso ocorreu porque a maioria das capitanias não conseguiu se desenvolver devido a dificuldades como ataques indígenas, falta de recursos e má administração. A capitania do Maranhão, que foi dividida em duas, não teve ocupação efetiva inicialmente, o que confirma a afirmação.
Vamos analisar as outras alternativas para confirmar a resposta correta:
a) A escravidão negra no Brasil colonial não foi simplesmente uma imposição do capitalismo europeu, mas resultado de um complexo processo histórico que envolveu a economia colonial, a demanda por mão de obra e a resistência dos povos africanos. Portanto, a alternativa a está incorreta por simplificar o fenômeno.
b) Nos quilombos, especialmente no Quilombo dos Palmares, houve sim formas de organização social que preservavam elementos das culturas africanas, como estruturas comunitárias e práticas sociais. Logo, a alternativa b está errada.
c) As manifestações artístico-culturais do Brasil colonial foram marcadas pela cultura europeia, mas não houve ausência de obras barrocas de autores negros. Embora a produção cultural negra tenha sido marginalizada, existem registros e influências importantes. Portanto, a alternativa c é incorreta.
e) A decisão de plantar cana-de-açúcar não foi uma solução adotada no litoral maranhense para o declínio da mineração, pois a mineração não foi uma atividade significativa nessa região. A cana-de-açúcar teve maior importância em outras áreas, como Pernambuco. Assim, a alternativa e está incorreta.
Dessa forma, a alternativa d é a única que apresenta uma afirmação correta e condizente com a história do Brasil colonial.
Vamos analisar as outras alternativas para confirmar a resposta correta:
a) A escravidão negra no Brasil colonial não foi simplesmente uma imposição do capitalismo europeu, mas resultado de um complexo processo histórico que envolveu a economia colonial, a demanda por mão de obra e a resistência dos povos africanos. Portanto, a alternativa a está incorreta por simplificar o fenômeno.
b) Nos quilombos, especialmente no Quilombo dos Palmares, houve sim formas de organização social que preservavam elementos das culturas africanas, como estruturas comunitárias e práticas sociais. Logo, a alternativa b está errada.
c) As manifestações artístico-culturais do Brasil colonial foram marcadas pela cultura europeia, mas não houve ausência de obras barrocas de autores negros. Embora a produção cultural negra tenha sido marginalizada, existem registros e influências importantes. Portanto, a alternativa c é incorreta.
e) A decisão de plantar cana-de-açúcar não foi uma solução adotada no litoral maranhense para o declínio da mineração, pois a mineração não foi uma atividade significativa nessa região. A cana-de-açúcar teve maior importância em outras áreas, como Pernambuco. Assim, a alternativa e está incorreta.
Dessa forma, a alternativa d é a única que apresenta uma afirmação correta e condizente com a história do Brasil colonial.
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