Questões História Educação em História
É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra raz...
Responda: É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quai...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.
A afirmação de que, em tempos de nacionalismo exacerbado, a história ensinada na escola deve se ater apenas ao estudo da nacionalidade, excluindo outros países e culturas, está incorreta. A educação histórica deve promover uma compreensão ampla e crítica, incluindo o conhecimento de outras culturas e contextos internacionais.
O ensino da história não pode se restringir a uma visão nacionalista estreita, pois isso limita a formação dos estudantes e impede o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia cultural. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância do ensino da história com uma perspectiva plural, que abranja diferentes povos, culturas e acontecimentos globais.
Além disso, o estudo da história mundial contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de compreender as inter-relações entre os países e os processos históricos que moldam o mundo contemporâneo. Portanto, a história escolar deve ser inclusiva e contextualizada, não se restringindo a um nacionalismo exacerbado.
A afirmação de que, em tempos de nacionalismo exacerbado, a história ensinada na escola deve se ater apenas ao estudo da nacionalidade, excluindo outros países e culturas, está incorreta. A educação histórica deve promover uma compreensão ampla e crítica, incluindo o conhecimento de outras culturas e contextos internacionais.
O ensino da história não pode se restringir a uma visão nacionalista estreita, pois isso limita a formação dos estudantes e impede o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia cultural. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância do ensino da história com uma perspectiva plural, que abranja diferentes povos, culturas e acontecimentos globais.
Além disso, o estudo da história mundial contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de compreender as inter-relações entre os países e os processos históricos que moldam o mundo contemporâneo. Portanto, a história escolar deve ser inclusiva e contextualizada, não se restringindo a um nacionalismo exacerbado.
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