O objetivo primeiro do conhecimento histórico é a compreensão dos processos e dos sujeitos históri-cos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços. Os historiadores estão atentos às diferentes e múltiplas possibilidades e alternati-vas apresentadas nas sociedades, tanto nas de hoje quanto nas do passado, que emergiram da ação consciente ou inconsciente dos homens; procuram apontar para os desdobramentos que se impuse-ram com o desenrolar das ações desses sujeitos. (BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In. KARNAL, Leandro (Org). História na sala de aula: conceitos, práti-cas e propostas. São Paulo, 2007. p. 42)
Com relação à definição de conhecimento histórico de Bezerra (2007), o papel o historiador está cor-retamente sintetizado em:
✂️ a) O conhecimento histórico se constrói na análise dos diversos processos sociais do passado, a partir dos grandes eventos políticos e fatos históricos. ✂️ b) O foco do historiador é a diversidade apresentada em cada sociedade, que, diferentes entre si, exigem análises no micro, evitando que se faça generalizações. ✂️ c) O historiador considera as ações dos sujeitos históricos como processos a partir das relações sociais e múltiplas, inseridas no tempo e no espaço. ✂️ d) O ofício do historiador se constrói em sociedade, na relação entre os grupos humanos como ações coletivas vistas no espaço da vida social. ✂️ e) O profissional em história tem seu foco no homem em sociedade, que vive e produz compreen-sões, com análise em separado das relações que estabelece.