Questões Direito Administrativo Lei 8112 90

Em matéria de direitos do servidor público federal, analise: I. O servidor e...

Responda: Em matéria de direitos do servidor público federal, analise: I. O servidor em débito com o erário que tiver sua disponiblidade cassada terá um prazo legal para quitar esse débito.


1Q399796 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Técnico Judiciário, TRF 5a, FCC

Em matéria de direitos do servidor público federal, analise:

I. O servidor em débito com o erário que tiver sua disponiblidade cassada terá um prazo legal para quitar esse débito.

II. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda e custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede dentro de um prazo legal.

Nesses casos, os prazos acima referidos, serão, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Para resolver essa questão, precisamos analisar as afirmativas apresentadas e identificar os prazos corretos para cada situação.

I. O servidor em débito com o erário que tiver sua disponibilidade cassada terá um prazo legal para quitar esse débito.

De acordo com o artigo 47 da Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, o servidor em débito com o erário que tiver sua disponibilidade cassada terá o prazo de 60 (sessenta) dias para quitar esse débito.

Portanto, a afirmativa I está correta e o prazo correto é de 60 (sessenta) dias.

II. O servidor ficará obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede dentro de um prazo legal.

De acordo com o artigo 58, § 2º da Lei nº 8.112/1990, o servidor que injustificadamente não se apresentar na nova sede dentro do prazo legal ficará obrigado a restituir a ajuda de custo recebida.

O prazo legal para apresentação na nova sede é de 30 (trinta) dias, conforme o artigo 58, § 2º da Lei nº 8.112/1990.

Portanto, a afirmativa II está correta e o prazo correto é de 30 (trinta) dias.

Dessa forma, a resposta correta é:

Gabarito: a) 60 (sessenta) e 30 (trinta) dias.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.