Questões Direito Administrativo Lei 8112 90

Em relação à Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem. Ao indeferir o pedido d...

Responda: Em relação à Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem. Ao indeferir o pedido de remoção de um servidor da cidade de Goiânia para o Rio de Janeiro, motivada pela necessidade de acompanhar c...


1Q399804 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Em relação à Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem. Ao indeferir o pedido de remoção de um servidor da cidade de Goiânia para o Rio de Janeiro, motivada pela necessidade de acompanhar cônjuge, que é sua dependente e está com problemas de saúde comprovados por junta médica oficial, o diretor de recursos humanos agirá corretamente, já que o deslocamento do servidor não é do interesse da administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
A questão aborda um tema relacionado à remoção de servidor público, conforme previsto na Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

De acordo com a legislação, no caso de remoção de servidor por motivo de saúde do cônjuge, a Lei prevê a possibilidade de concessão desse benefício, desde que devidamente comprovada a situação de saúde por junta médica oficial.

Portanto, ao indeferir o pedido de remoção de um servidor da cidade de Goiânia para o Rio de Janeiro, motivada pela necessidade de acompanhar cônjuge com problemas de saúde comprovados por junta médica oficial, o diretor de recursos humanos estará agindo de forma incorreta, pois estará desconsiderando um direito previsto em lei.

Dessa forma, o gabarito correto é:

Gabarito: b) Errado
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.