Questões Direito Administrativo Orgãos e Agentes Públicos

João Sérgio foi aprovado em concurso público para o cargo de analista previdenciário...

Responda: João Sérgio foi aprovado em concurso público para o cargo de analista previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social. Após sua nomeação, passou a exercer a sua função pública, enquadrando...


1Q401806 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Analista Previdenciário, INSS, CESGRANRIO

João Sérgio foi aprovado em concurso público para o cargo de analista previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social. Após sua nomeação, passou a exercer a sua função pública, enquadrando-se na condição de agente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

João Sérgio, ao ser aprovado em concurso público e nomeado para o cargo de analista previdenciário do INSS, passa a ser um agente administrativo. Isso porque ele exerce uma função pública típica da administração direta, realizando atividades burocráticas, técnicas e de apoio, sem exercer mandato político, delegação especial ou função honorífica.

Os agentes políticos são aqueles que ocupam cargos de direção e representação, como prefeitos, vereadores, ministros, por exemplo. Já os agentes honoríficos exercem funções públicas sem remuneração, como jurados. Os agentes delegados são aqueles que recebem uma delegação para exercer uma função pública, mas não são servidores efetivos. E os agentes credenciados são pessoas autorizadas a prestar serviços públicos, mas sem vínculo estatutário.

Portanto, como analista previdenciário concursado e nomeado, João Sérgio é um agente administrativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.