Ao selecionar os conteúdos de ensino, o professor deve
Responda: Ao selecionar os conteúdos de ensino, o professor deve
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Vamos analisar as alternativas:
a) Imprimir aos temas uma visão inflexível e ao mesmo tempo reducionista.
— Isso não é adequado, pois o ensino deve ser flexível e aberto a diferentes perspectivas, evitando reducionismos.
b) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas.
— Essa é a melhor opção! O professor deve estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos ao abordar os conteúdos.
c) Favorecer o acesso ao conhecimento do senso comum e da experiência cotidiana.
— Embora seja importante relacionar o conteúdo com a realidade dos alunos, limitar-se ao senso comum não é suficiente para o ensino formal.
d) Desdobrar um tema em subtemas para facilitar a memorização no dia da avaliação final.
— O foco não deve ser apenas a memorização para provas, mas a compreensão e aplicação do conhecimento.
e) Esquadrinhar as mesmas áreas do conhecimento para possibilitar a assimilação.
— Repetir sempre as mesmas áreas pode limitar o aprendizado; é importante diversificar e integrar conteúdos.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor representa uma prática pedagógica eficaz.
Vamos analisar as alternativas:
a) Imprimir aos temas uma visão inflexível e ao mesmo tempo reducionista.
— Isso não é adequado, pois o ensino deve ser flexível e aberto a diferentes perspectivas, evitando reducionismos.
b) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas.
— Essa é a melhor opção! O professor deve estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos ao abordar os conteúdos.
c) Favorecer o acesso ao conhecimento do senso comum e da experiência cotidiana.
— Embora seja importante relacionar o conteúdo com a realidade dos alunos, limitar-se ao senso comum não é suficiente para o ensino formal.
d) Desdobrar um tema em subtemas para facilitar a memorização no dia da avaliação final.
— O foco não deve ser apenas a memorização para provas, mas a compreensão e aplicação do conhecimento.
e) Esquadrinhar as mesmas áreas do conhecimento para possibilitar a assimilação.
— Repetir sempre as mesmas áreas pode limitar o aprendizado; é importante diversificar e integrar conteúdos.
Portanto, a alternativa b) é a que melhor representa uma prática pedagógica eficaz.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários