Os critérios de avaliação do terceiro ciclo do Ensino Fundamental explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática neste ciclo, e apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização. Qual dos itens abaixo não é um desses critérios, de acordo com os PCN?
a) Decidir sobre os procedimentos matemáticos adequados para construir soluções num contexto de resolução de problemas numéricos, geométricos ou métricos.
b) Utilizar as diferentes representações dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e das operações envolvendo esses números, para resolver problemas apenas em contextos da própria matemática.
c) Utilizar a linguagem algébrica para representar as generalizações inferidas a partir de padrões, tabelas e gráficos em contextos numéricos e geométricos.
d) Analisar, classificar e construir figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais, utilizando as noções geométricas como ângulos, paralelismo, perpendicularismo, estabelecendo relações e identificando propriedades.
e) Construir, ler e interpretar tabelas e gráficos e escolher o tipo de representação gráfica mais adequada para expressar dados estatísticos.