Questões Direito Administrativo Princípios da Administração Pública

O diretor-geral da polícia civil de determinado estado exarou um ato administrativo ...

Responda: O diretor-geral da polícia civil de determinado estado exarou um ato administrativo e, posteriormente, revogou-o, por entender ser inconveniente sua manutenção. Nessa situação hipotética,...


1Q410717 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

O diretor-geral da polícia civil de determinado estado exarou um ato administrativo e, posteriormente, revogou-o, por entender ser inconveniente sua manutenção.

Nessa situação hipotética, o princípio em que se fundamentou o ato de revogação foi o princípio da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

O princípio da autotutela é aquele que permite à Administração Pública rever seus próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando considerados inoportunos ou inconvenientes. Este princípio está fundamentado na Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal, que afirma que a Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

No caso apresentado, o diretor-geral da polícia civil revogou um ato administrativo por considerá-lo inconveniente, o que se alinha perfeitamente com o princípio da autotutela, especificamente no aspecto da revogação por conveniência ou oportunidade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.