Questões Direito Administrativo Licitação Pública

O Estado de Santa Catarina pretende alienar um avião, com valor de mercado de um milhão...

Responda: O Estado de Santa Catarina pretende alienar um avião, com valor de mercado de um milhão e duzentos mil reais, que está sendo subutilizado, para empregar o valor obtido em outra área prioritária, ob...


1Q413403 | Direito Administrativo, Licitação Pública, Oficial de Justiça, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

O Estado de Santa Catarina pretende alienar um avião, com valor de mercado de um milhão e duzentos mil reais, que está sendo subutilizado, para empregar o valor obtido em outra área prioritária, observado o interesse público. Com base no que ensina a doutrina de Direito Administrativo em matéria de regime jurídico de bem público, a alienação pretendida é possível, desde que haja prévias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A alienação de bens públicos, como o avião mencionado, está condicionada a procedimentos prévios que garantam a legalidade e a transparência do ato, conforme o regime jurídico dos bens públicos no Direito Administrativo.

Primeiramente, é necessário realizar a avaliação do bem para determinar seu valor de mercado, garantindo que a venda seja justa e não cause prejuízo ao erário. Essa avaliação é requisito fundamental para a alienação.

Além disso, a alienação deve ser precedida de licitação, que é o procedimento administrativo destinado a assegurar a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública, conforme previsto na Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações).

No caso de bens de valor elevado, como o avião avaliado em mais de um milhão de reais, a modalidade adequada de licitação é a concorrência, que é a modalidade mais formal e ampla, indicada para contratos e alienações de grande vulto.

Por fim, a autorização legislativa é necessária para que o Poder Executivo possa alienar bens públicos, pois a Constituição Federal exige que a venda de bens públicos seja autorizada pelo Legislativo.

Dessa forma, a alternativa correta é a letra c, pois contempla a avaliação do bem, a licitação na modalidade concorrência em razão do valor de mercado, e a autorização legislativa, que são os requisitos essenciais para a alienação do bem público.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.