Questões Direito Processual Penal

Mário foi perseguido por agentes de polícia lotados em delegacia na cidade de João Pess...

Responda: Mário foi perseguido por agentes de polícia lotados em delegacia na cidade de João Pessoa, após ter praticado crime de roubo naquela cidade. Os policiais o perderam de vista durante aproximadamente...


1Q41377 | Direito Processual Penal, Papiloscopista e Técnico em Perícia, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Mário foi perseguido por agentes de polícia lotados em delegacia na cidade de João Pessoa, após ter praticado crime de roubo naquela cidade. Os policiais o perderam de vista durante aproximadamente meia hora, mas, posteriormente, obtiveram informações de que Mário estava se dirigindo ao município do Conde, a 18 km de João Pessoa. Os agentes de polícia reencontraram Mário, na entrada do município de Conde, local onde foi detido. Mário foi levado para a cidade de João Pessoa, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. 

A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A questão trata da prisão em flagrante e da atuação dos agentes de polícia em municípios diferentes daquele onde ocorreu o crime.

Inicialmente, é importante destacar que a polícia pode realizar a prisão em flagrante em qualquer lugar, independentemente do município, conforme o artigo 301 do Código de Processo Penal (CPP). A perseguição e prisão de um criminoso não estão limitadas aos limites territoriais do município onde o crime foi praticado, especialmente em casos de flagrante delito.

A alternativa a) está incorreta porque a atuação da polícia não está restrita ao município de lotação quando se trata de prisão em flagrante.

A alternativa b) está incorreta porque o auto de prisão em flagrante, lavrado conforme o CPP, não é prova ilícita, desde que respeitados os direitos do preso.

A alternativa c) está incorreta porque o preso pode ser conduzido para a delegacia do município onde ocorreu o crime para lavratura do auto de prisão em flagrante, não sendo obrigatório permanecer no local da prisão.

A alternativa d) está incorreta porque a prisão em flagrante independe de mandado judicial, conforme artigo 301 do CPP.

Por fim, a alternativa e) está correta porque o auto de prisão em flagrante é documento válido e pode servir de base para a propositura da ação penal, conforme artigo 41 do CPP.

Assim, a resposta correta é a alternativa e).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.