Questões Pedagogia

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das característic...

Responda: Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.


1Q42633 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.

A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam.
( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente.
( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A primeira afirmativa está correta porque, na concepção tradicionalista, o ensino é centrado no professor e no livro-texto. O professor apresenta o conteúdo e os alunos devem ler e memorizar as informações, sem muita interação prática ou questionamento. Isso corresponde exatamente à descrição da professora que mostra o material e pede a leitura do capítulo.

A segunda afirmativa também está correta para a concepção tecnicista. Essa abordagem valoriza a demonstração prática e objetiva, focando em resultados concretos e na transmissão direta do conhecimento. A professora mistura o açúcar na água, mostra o copo e conclui que a água é um solvente, o que é típico dessa visão mais técnica e direta.

A terceira afirmativa é verdadeira para a concepção interacionista, que valoriza a participação ativa dos alunos, a construção do conhecimento a partir da experiência e do diálogo. Ao pedir que os alunos misturem o açúcar, questionar suas percepções e sugerir que provem a água, a professora estimula a investigação e o pensamento crítico, características dessa abordagem.

Assim, todas as afirmativas estão corretas, confirmando que a resposta correta é a letra a).

Segunda resolução:
Revisando as matrizes teóricas, a tradicionalista foca no ensino expositivo e leitura; a tecnicista enfatiza a demonstração prática e o resultado; e a interacionista prioriza a interação, experimentação e construção do conhecimento. As descrições das afirmativas correspondem exatamente a essas características, confirmando a resposta a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.