Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das característic...
Responda: Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar.
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A primeira afirmativa está correta porque, na concepção tradicionalista, o ensino é centrado no professor e no livro-texto. O professor apresenta o conteúdo e os alunos devem ler e memorizar as informações, sem muita interação prática ou questionamento. Isso corresponde exatamente à descrição da professora que mostra o material e pede a leitura do capítulo.
A segunda afirmativa também está correta para a concepção tecnicista. Essa abordagem valoriza a demonstração prática e objetiva, focando em resultados concretos e na transmissão direta do conhecimento. A professora mistura o açúcar na água, mostra o copo e conclui que a água é um solvente, o que é típico dessa visão mais técnica e direta.
A terceira afirmativa é verdadeira para a concepção interacionista, que valoriza a participação ativa dos alunos, a construção do conhecimento a partir da experiência e do diálogo. Ao pedir que os alunos misturem o açúcar, questionar suas percepções e sugerir que provem a água, a professora estimula a investigação e o pensamento crítico, características dessa abordagem.
Assim, todas as afirmativas estão corretas, confirmando que a resposta correta é a letra a).
Segunda resolução:
Revisando as matrizes teóricas, a tradicionalista foca no ensino expositivo e leitura; a tecnicista enfatiza a demonstração prática e o resultado; e a interacionista prioriza a interação, experimentação e construção do conhecimento. As descrições das afirmativas correspondem exatamente a essas características, confirmando a resposta a).
A primeira afirmativa está correta porque, na concepção tradicionalista, o ensino é centrado no professor e no livro-texto. O professor apresenta o conteúdo e os alunos devem ler e memorizar as informações, sem muita interação prática ou questionamento. Isso corresponde exatamente à descrição da professora que mostra o material e pede a leitura do capítulo.
A segunda afirmativa também está correta para a concepção tecnicista. Essa abordagem valoriza a demonstração prática e objetiva, focando em resultados concretos e na transmissão direta do conhecimento. A professora mistura o açúcar na água, mostra o copo e conclui que a água é um solvente, o que é típico dessa visão mais técnica e direta.
A terceira afirmativa é verdadeira para a concepção interacionista, que valoriza a participação ativa dos alunos, a construção do conhecimento a partir da experiência e do diálogo. Ao pedir que os alunos misturem o açúcar, questionar suas percepções e sugerir que provem a água, a professora estimula a investigação e o pensamento crítico, características dessa abordagem.
Assim, todas as afirmativas estão corretas, confirmando que a resposta correta é a letra a).
Segunda resolução:
Revisando as matrizes teóricas, a tradicionalista foca no ensino expositivo e leitura; a tecnicista enfatiza a demonstração prática e o resultado; e a interacionista prioriza a interação, experimentação e construção do conhecimento. As descrições das afirmativas correspondem exatamente a essas características, confirmando a resposta a).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários